A imagem acima não é acidental, muito menos meramente ilustrativa, o blog realmente representa um meio de se conectar com o mundo e com os pensamentos das diversas pessoas contidas nele. mas o que significa essa palavra? Traduzindo livremente, poderíamos chamar de "diário online". Mas diário de quem? Bom, de todas as pessoas que alimentam o blog periodicamente com diversos tipos de mídia, sejam elas textos, imagens, vídeos, e por aí vai. Após a criação do blog, ele está pronto pra receber todo tipo de informação vindo de várias áreas do conhecimento por meio do blogueiro, a partir disso, esse conhecimento está aberto ao mundo. Por meio da blogosfera, ou de uma rede de blogs, o conhecimento passa a se interligar, e se expandir, tendo cada vez mais alcance.
Mas por onde começar? O mais difícil na criação de um blog, normalmente é a dificuldade para escrever. (Sim! isso acontece por aqui) Mas existem alguns pontos que podem ajudar seu blog a ter mais relevância, e podem te orientar na criação do seu registro online.
➥Dialogo: dialogar com seu leitor é criar uma relação com ele. Mostrar quem é você por meio de seus textos, e deixar espaço para que o interlocutor também se expresse, faz parte do universo dos blogs.
➥Sentido das palavras: faça com que suas palavras tenham sentido, não só para você, mas também para os futuros leitores.
➥Autoria: tudo bem citar, ou contextualizar com outros autores (dando os devidos créditos, claro) mas, ter autoria de seus textos, faz com que eles tenham sua cara, e demonstrem sua identidade.
➥Participação em comunidade: participar da blogosfera, indicar outros blogs e também ser indicado leva a maior visualização de seus textos, e faz com que a informação seja divulgada de forma ampla.
➥Formação continuada: leia outros blogs. A leitura de outros blogs vai expandir seu modo de pensar e de escrever, e faz com que sua formação seja enriquecida, assim como a de seus leitores.
➥Hipertextualidade: colocar os famosos links "azuls", ao decorrer do seu texto, o deixam mais interessante. Eles podem ser vídeos, imagens, ou links para outras matérias.
E por ultimo, mas não menos importante:
⏩Se interesse, se expresse, se divirta.⏪
Olá Isamara, parabéns pela incorporação da hipertextualidade e hipermídia em teu blog. Ficou bem bacana. Agora, como todas essas potencialidades do blog podem ser usadas na educação?
ResponderExcluir