sexta-feira, 27 de abril de 2018
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Cibercultura tem a ver com Educação?
"Cibercultura é a cultura que surgiu, ou surge, ou está surgindo, a partir do uso da rede de computadores, e de outros suportes tecnológicos..."
"Surgiu, surge, ou está surgindo". Se pararmos para refletir sobre essas três palavras, podemos ter uma boa ideia de como a cibercultura, ou a cultura tecnológica, se insere no nosso cotidiano; de forma contínua, e mutável. Se insere, é construída e reconstruída pelos sujeitos que usam, é baseada na sociedade e no cenário em que ela se encontra.
Mas voltando à pergunta que o/a trouxe a este post, o que tem ela a ver com a Educação? Bom, a cibercultura amplia a divulgação da informação, este, já é motivo essencial para estar diretamente ligada à educação, visto que com a quantidade de informações produzidas e abertas na internet, em conjunto com a acessibilidade facilitada à meios tecnológicos que permitam esse contato, para haver educação, basta que se tenha um assunto, e que se queira aprender.
O diálogo existente na cibercultura, faz com que as informações sejam compartilhadas, discutidas, criticadas e corrigidas, formando assim, um ambiente comunicacional mais rico, uma inteligência coletiva, ou um sistema de comunicação em massa. Desta forma, o aluno não precisa mais se esforçar ao expiar o livro de respostas do professor (sei que você já deve ter feito isso), e nem o professor ser figura de detenção total do saber. Esses mesmos livros estão digitalizados, a informação é disponível, à quem a procura.
Na educação, porém, tais meios não devem ser vistos, como forma de acesso fácil à uma lista de respostas, ou ser base de um trabalho plágio (o famoso Ctrl C, Ctrl V), mas sim, deve ser usada como forma de incentivo á leitura, e a escrita, à síntese e a problematização, formando alunos e cidadãos críticos e pensantes.
A cibercultura é desejo coletivo (todos produzem, e todos consomem), é a realidade da geração contemporânea e das futuras. Sendo vista como tal, deve ser integrada, da forma mais natural possível, ao cotidiano escolar.
Realmente, cibercultura é desejo coletivo, por isso precisamos lutar por políticas públicas que possibilitem o acesso à internet para todos os cidadãos, com qualidade, e também a processos educacionais que incorporem as redes plenamente nas práticas pedagógicas.
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