sexta-feira, 27 de julho de 2018

Software livre, o que são e como usá-los?


Comecando pelo começo (de forma bem redundante rs) podemos dizer que, segundo a Fundação do software livre (Free Software Foundation) o software livre é qualquer programa baseado em 4 liberdades que sao:
1-  Executar o programa para qualquer propósito.
2- Ter acesso ao código fonte para poder estudar o funcionamento do programa e adaptar para qualquer necessidade.
3- Redistribuir o programa depois de adaptado.
4- Poder aperfeiçoar o software e liberar esses updates para o benefício dos procimos a utilizarem.

Se o programa cumpre essas 4 liberdades de forma permanente, ele é um software livre.
Ou seja, falou em software livre, lembrou de "liberdade". Mas, vale lembrar que nem todo software livre é gratuito, e essa característica não é um pré requisito para um programa ser classificado livre.


Existe uma diferença entre "Open Source" e Software livre?
Sim! Por mais que haja confusão entre as duas palavras, Open Source (código aberto), é um programa em que o usuário pode modificar o programa ou adaptar, mas, o desenvolvedor original do programa determina as condições de uso e de distribuição. Normalmente exigem mais conhecimentos técnicos, enfao os códigos abertos são geralmente manipulados por programadores, ou conhecedores mais a fundo da área. O navegador Mozilla Firefox é um exemplo de código aberto, sem ser software livre.


Mas agora que sabemos o que é, como usar o software livre, onde achar?

Bem, você ja deve ter ouvido falar sobre o Linux (que faz parte, e é o nucleo do sistema GNU). Você também ja deve ter ouvudo ou usado o GIMP, que é um programa de edição de imagens de código livre (alternativa para o Photoshop). O Inkscape que permite a criação de ilustrações ( alternativa ao Illustrator). O Audacity, que permite a edição de áudios. Entre muitos outros. Se você ja usou algum deles, você já teve contato com softwares livres, pelo menos o contato de uso.
Para ter o contato de modificação do programa, é preciso ir um pouco mais além, e explorar um pouco sobre programas e linguagens de programação. Mas, você pode começar com alguns vídeos no YouTube, tutoriais online, ir testando, e aprendendo.


Como sempre, direcionando para a área educacional, também existem tutoriais de como utilizar software livre na gestão educacional, deixo o vídeo abaixo.


E, os softwares livres também podem ser usados para a educação de fato. Temos isso com os REA, que também já foram abordados aqui no blog.

Como podemos ver, os softwares livres e de codigo aberto trazem um novo mundo de informações, o qual vale muito a pena estudar, modificar, e divulgar seus novos conhecimentos para quem quiser.




Um comentário:

  1. OS REA não são necessariamente softwares, são conteúdos produzidos e licenciados com licenças abertas. um REA pode, inclusive, ser produzido com software proprietário e ter licenciamento aberto. Por outro lado um conteúdo pode ser produzido com software livre e ter licença fechada, o que não o torna REA.

    ResponderExcluir