quarta-feira, 11 de julho de 2018

Radio, áudio, e educação. O que tem a ver?





O rádio, primeiro aparelho eletrônico voltado à comunicação em massa, nasceu no século XIX, e ganhou popularidade nos anos 30 do século passado. Por muito tempo, o aparelho foi o único meio de informação das pessoas e até hoje continua sendo o maior instrumento de comunicação do mundo, dado o seu baixo custo e facilidade e rapidez de produção. Por conta disso, essa ferramenta vem, a cada dia, sendo trazida também para os currículos escolares, já que por meio do rádio é possível trabalhar – coletivamente – diversos conteúdos.


As ondas sonoras, ou o áudio, atinge todo o mundo, com ele, não é preciso tempo para assistir ou para ler, aliás, não é necessário nem saber ler. Hoje, pode ser transmitido pelo youtube, celular, carro, e é usado em escolas, comunidades, e diversos outros campos.


O não saber, muitas vezes, a imagem da pessoa que está falando é um fator instigante do rádio. Ele mexe com a imaginação, partindo do ponto de que você não sabe quem ou como é a pessoa a quem está ouvindo. Vamos testar?

Ouça essa faixa de áudio, e imagine, somente pelo som, a pessoa que é dona dessa voz.


 
Agora, (após ouvir o áudio) clique neste link para ver a pessoa que estava cantando.


E aí? Foi semelhante a sua imaginação? Na rádio, a mesma coisa acontece, porém, em uma escala muito maior. Enquanto você ouve o noticiário, ou a musicas, você não sabe ao certo quem está a ouvir, e isso, é um exercício de imaginação. O que torna a experiência auditiva, muito mais interessante.

Mas como se daria o uso da rádio nas escolas?  A ideia do uso da rádio nas escolas é a produção do conhecimento. Levar a rádio para dentro da escola pode ajudar inclusive alunos tímidos que se recusariam a fazer trabalhos de teatro ou vídeo, com o uso somente da voz, eles podem se sentir mais á vontade, desenvolvendo a oralidade, e ao mesmo tempo, ajudando com a timidez.


Mas não somente em escolas a rádio pode ser usada para fins educativos, em diversas faculdades isso já vem acontecendo, como é o caso da Rádio FACED, da UFBA, que transmite conteúdo disponibilizado e produzido por meio de software livre.






Sendo fundada principalmente com o objetivo educacional, para analfabetos e trabalhadores, hoje, além de ocupar esse papel, a rádio pode atingir múltiplos objetivos, para o público em geral, basta entrar em sintonia, e navegar nas "suas ondas".






Um comentário:

  1. A popularidade e a pluralidade do rádio faz desse meio de comunicação um dos mais ricos para explorar as questões locais, a diversidade, os múltiplos pontos de vista, além claro de não apresentar qualquer barreira de acesso aos ouvintes. Por isso, na educação ele possui um grande potencial

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