Pinturas rupestres
Hieróglifo
Com o decorrer do tempo, a imagem também passou por evoluções; seja em qualidade, meios de exibição, ou no seu papel na comunicação. Usamos imagens desde um emoji que mandamos para expressar nossa emoção ou reação, até uma placa de trânsito ou outdoor para indicar e exibir diversas coisas.
A questão é que, a imagem não é mais meramente ilustrativa, ela é capaz de expressar, comunicar, e transmitir informações. Deixou de ser apenas um meio coadjuvante, para ser meio protagonista.
Assim, usar a imagem na educação se torna muito mais profundo. Usar representações reais em matérias além da área de humanas, como física, química, ou matemática, pode levar o aluno a adquirir um aspecto real e prático, facilitando o aprendizado.
Por isso, o desenvolvimento de uma nova pedagogia, que faça com que a imagem tome novas proporções, auxiliando o aluno no processo de ensino aprendizagem, é essencial.
Uso na Educação Infantil, para ajudar a explicar e expressar emoções.
Uso na física
Uso em Química.
Usando a criatividade, é possível tornar o processo de aprendizagem muito mais leve e fluído, e assim aderir à imagem, como meio educacional efetivo.
Importante trabalhar com imagens fixas e animadas - e aqui temos uma amplitude de possibilidades: filmes, vídeos, tv, simuladores, jogos, micromundos... todos fundamentais na educação.
ResponderExcluir