quinta-feira, 24 de maio de 2018

O que são os REA, e por que usá-los?


Começando do começo (de forma bem redundante, admito), precisamos definir o significado da sigla "REA - Recursos Educacionais Abertos". A sigla tão curta, guarda em si um significado imenso, e cada vez mais expansivo, visto que os REA são baseados na colaboração e expansão do conhecimento, incentivando cada pessoa a conhecer, interagir, modificar, compartilhar, resultando assim em uma Educação aberta
De acordo com a Unesco em 2002, pode ser considerado recurso educacional aberto qualquer tipo de ferramenta, material ou técnica de ensino e pesquisa, desde que seja suportado por uma mídia e esteja sob domínio público ou sob uma licença livre, de forma a permitir sua utilização ou adaptação por terceiros.




Então chegamos a outra questão. Por que usá-los? Bom, desde a disseminação da Internet, com os softwares livres, a intenção era que ela fosse colaborativa. Os pioneiros criadores da internet não patentearam suas primeiras descobertas, eles as liberaram para que o mundo pudesse usufruir dela, e isso, contribuiu para que a internet se formasse do jeito que é hoje. 
Baseado na abertura, compartilhamento, descentralização, a chegada do "digital" criou recursos não rivais, fazendo com que os materiais fossem compartilhados, conectando as pessoas, e formando uma rede de distribuição. 




Vimos o que foi feito, mas o que estamos fazendo para construir a internet de amanhã? 
Diariamente a internet é alimentada de informações de diversas áreas. Com os recursos de código aberto, contribuímos para esse movimento de forma muito mais horizontal, ou seja, a informação pode chegar à quem deseja ser informado. Tanto alunos como educadores viram protagonistas do processo de aprendizagem e, ao mesmo tempo, viram produtores e disseminadores de conhecimento. E as formas de benefício e colaboração são diversas; de uma imagem ou vídeo que podem ser remixada e reexibidas, à programas que podem ser reprogramados, adaptados, ou melhorados.




↪Gimp, Audacity, inkscape - são alguns dos softwares de código aberto, que podem ser usados para produzir REA.
Pixabay, slideshare, Wikipedia- são sites que possuem recursos educacionais abertos. Veja outros exemplos de REA 
↪Você sabia? Existem manifestos à favor da educação aberta. No livro "The Open-source Everything Manifesto" de Robert David Steele, é possivel ter uma melhor noção do que se trata esse movimento. "Tudo em código aberto" é um conceito cultural e filosófico que é essencial para criar um mundo próspero em paz, um mundo que funciona para 100% da humanidade. O futuro da inteligência não é secreto, nem federal, nem caro. Trata-se de transparência, verdade e confiança entre nosso coletivo local e global."


2 comentários:

  1. Cuidado para não confundir os softwares que produzem conteúdos com os próprios conteúdos. Por exemplo, Gimp, Audacity são softwares que produzem imagens e sons, que podem ser licenciados em formato aberto, tornando-se REA, mas também podem ser licenciados em formato proprietário e neste caso não são REA.

    ResponderExcluir